sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porque vale a pena viver


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade. Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz.

E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

Quem escreveu?

Fernando Pessoa (1888-1935, Lisboa), poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal. Antes de sua morte, já deixou uma auto-descrição: "(...) Sou fácil de definir. Vi como um danado. Amei as coisas sem sentimento nenhum. Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei. Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver. Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras; Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento. Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais. Um dia deu-me o sono como a qualquer criança. Fechei os olhos e dormi. Além disso, fui o único poeta da Natureza".

7 comentários:

Ana (: disse...

Adoro o Fernando Pessoa.Concerteza VIVER vele a pena! A vida tem autos e baixos e não dá pra escapar,coisas ruins acontecem com todos,a alegria também.Nem que seja um simples sorriso,concerteza muda TUDO!
http://justdreams-ana.blogspot.com/

Divã das Baforetes disse...

amei! Fernando Pessoa é bótimo! bjbj da Telma

luciana ´`•❀ disse...

Olá flor !seguindo por aqui
Obrigada por seguuir e comentar no blog

Apareça mais vezes lá no blog

beijos

http://esmaltandomuito.blogspot.com

Priscila disse...

vale a pena viver conquistar e ser feliz!!!!

adorei o texto flor... mto bom ti ver la no meu cantinho adorei mesmo e ja estou seguindo :) nao some nao em hehee

http://tendenciaemodatm.blogspot.com/

Cigarrete disse...

Lindo lindo lindo.
Com certeza uma gênio.

beijos
http://cigarrete.blogspot.com

Hallo Girl! disse...

Fernando Pessoa por muitas vezes me define.
Obrigada pela sua visita.
Estou te seguindo näao apenas pq vc me segue, mas pq seu blog tem mta qualidade.
Beijos

http://hallogirl.blogspot.com/

Juliana Godin disse...

Olá, Karine!
Excelente escolha. Gosto muito deste texto.
Gostei muito do seu blog tb. Layout lindo e posts super informativos.
Obrigada por fazer parte da nossa comunidade.
Bjs!
: )
___
http://extensaosaladeartes.blogspot.com/