quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sobre o autor: Oscar Wilde

Essa semana posso dizer que dei o prazer de vocês lerem uma das frases de Oscar Wilde,  não estou desfazendo de nenhum escritor ou compositor que já citei por aqui, mas a verdade é que ele é muito admirado por mim e claro, por muitos. 

Ele é o escritor da frase que, eu diria que seja o lema da minha vida: "Viver é coisa rara a maioria das pessoas apenas existe", eu acho essa citação muito profunda e admiro o autor por escrever algumas vezes frases tão pequenas e com tanto impacto como esta. Mas bem, não é só disto que vim falar, e sim da vida e da carreira do autor, e, assim como vocês, eu também quero saber mais sobre o assunto.

A VIDA DE WILDE


Oscar Wilde nasceu em 16 de Outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Foi educado no Trinity College, Dublin e mais tarde em Oxford. Lá ele recebeu a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 1879 estabeleceu-se como líder do "movimento estético". Em 1881 foi publicada uma coletânea de seus poemas.

Em 1884, casou-se, teve dois filhos, nessa época sua carreira estava no auge. Mas uma noite Oscar se sentiu obrigado a confrontar com seus sentimentos homossexuais que o perseguiam desde a época em que era estudante.

Anos depois Oscar foi preso com acusações de conduta homossexual e sentenciado a 2 anos de prisão com trabalhos forçados. As condições calamitosas da prisão causaram uma série de doenças e o levou às portas da morte. Foi declarada, ainda, sua falência.

QUEM FOI OSCAR WILDE:

Amado por uns e repudiado por outros, a figura e a obra de Oscar Wilde são realmente dignas de admiração. Durante sua vida, rumores criados em torno da suposta vida irregular, atribuiu à sua imagem um encantamento e atração ainda maiores. Até mesmo a data de seu nascimento é alvo de controvérsia. Há historiadores que afirmam que o dia do nascimento seria realmente em 15 de Outubro de 1855 ou 1856. De qualquer forma, a data do nascimento de Oscar Wilde é irrelevante perante sua obra.

SEUS DESTAQUES:
  
1- Em seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, foi considerado por críticos, como obra-prima da literatura inglesa.

2- Em seus contos infantis preocupou-se em deixar lições de moral através do uso de linguagem simples. "O Filho da Estrela", é exemplo disso.

3- Já no teatro, escreveu nove dramas, muitos ainda encenados até hoje. Wilde também destacou-se como poeta, principalmente na juventude. "Rosa Mystica, Flores de Ouro" são alguns trabalhos conhecidos nesse campo.

FRASES E CITAÇÕES


A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.

Certas criaturas têm a mania de dar bons conselhos precisando tanto deles para si... É o que chamo de cúmulo da generosidade.

O egoísmo não consiste em vivermos conforme os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma que nós gostaríamos. O altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser.

A alma nasce velha e se torna jovem. Eis a comédia da vida. O corpo nasce jovem e se torna velho. Eis a tragédia da alma.

Mais citações em: Pensador, Para ler e pensar.

TALENTO, SUCESSO, PRECONCEITOS, ETC.


Confesso que nunca havia me interessado em ler sobre a vida do autor, graças ao blog tive essa oportunidade, que considero muito grande. Oscar Wilde mostrou ao mundo que tinha talento, mas acredito que na época não recebeu grande reconhecimento. Agradeço por viver no século 21, quando o assunto é preconceitos, apesar de ainda haver grandes vestígios dele por onde vivemos, em outras épocas era muito pior. Fico triste por ver que a opção sexual de uma pessoa podia deletar o talento e merecimento pelo seu trabalho, como no caso de Wilde. 
 
Mas bem, isso já passou, e o que nos resta é ao menos conhecer o trabalho desse grande artista, fico feliz por estar dando oportunidade de mostrar seu trabalho para muitos que ainda não conhecem. Já conheciam o autor? Gostam de seu trabalho? Comentem o que acharam. Um beijo.

25 comentários:

Tonný disse...

Sabia que o Oscar Wilde era gay, ahh ja li o Retra de Dorian Gray, divinoo", beiju amr http://popnewsmusic.blogspot.com/

Ludmila Ribeiro disse...

Já conhecia o autor através do livro O retrato de Dorian Gray, um épico na minha opinião, por tratar da sexualidade de uma nova forma até então. Recomendo o livro pois é de uma intectualidade renovadora.

Belly f. ՏՁ ☮ disse...

não conheço hihi


Beiijos
@Beellyf
http://bellyfcherry.blogspot.com

(Tah rolando sorteio la no blog, se não tiver participando corre la e participa!
http://bellyfcherry.blogspot.com/2011/02/1-sorteio.html

quem ja ta participando chance extra quem divulgar no blog tem direito a mais uma inscrição, é so por o link de divulgação, no lugar do link do twitter
e boa sorte )

Thaís Araújo disse...

Já conhecia algumas obras, e ele é ótimo mesmo..

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Anônimo disse...

Adorei a frase da semana
Bjokas

Loiva disse...

Olá,retribui a visita e amei, não conhecia ainda, mas vou procurar ler, as frases falam tudo... bjs

RaiannyMesquita disse...

Sabia das coisas dele, mas nunca li nada dele. Sempre que é pra pegar algo dele pra ler, eu prefiro pegar meu jorge "bem" amado. hahaha
Passa lá no meu blog, tem post novo!

www.so-beleza.blogspot.com

Jes disse...

Nunca tinha ouvido falar dele, mas gostei de saber sobre ele, gostei das frases dele são bem legais.

Bjss

Fashion Nicotine disse...

I like these old pictures!

Rart og Grotesk disse...

eu li o livro "o retrato de dorian gray" achei maravilhoso!!

Eu sempre gostei dessa frase que a maioria das pessoas não vivem, apenas existem, mas não sabia que era dele!!

http://artegrotesca.blogspot.com

.lívia. disse...

oi flor, vim retribuir sua visita ao meu blog e adorei por aqui! ADORO ler e adoro oscar é mt bacana mesmo! excelente post! te espero sempre lá no tofu ;**

Unknown disse...

De Orcar só li O Retrato de Dorian gray. Muito bom, por sinal.
Beijos!

Divas Divat disse...

que post cultura ;) adorei!
sempre li algumas frases dele, mas não sabia a história por completo.

http://divas-divat.blogspot.com/

Wendy disse...

Grande autor, ótimo post!

Anônimo disse...

Amei o blog =]
Parceria? http://worldburke.blogspot.com
Ja peguei seu Banner ^^

Livia - De olho nas tendências disse...

Olá!

Eu já conhecia o autor. Li o retrato de Dorian Gray na época da escola (viuje, faz tempo!).

Muito legal seu post!

Beijos
www.deolhonastendencias.com

Margarida disse...

Oscar Wilde é mesmo um dos maiores escritores da língua inglesa e seu livro O Retrato de Dorian Gray é obrigatório para estudantes do curso de Letras-Inglês. Adorei o post bem completo sobre o autor e sua obra. Parabéns pelo blog! Tô seguindo! Beijos

Anônimo disse...

nossa,ele deve ser muito bom!Posso usar tb a ideia de frases da semana em um dos meus blogs?Eu botaria inspirado em Livre Louca,posso?

bjs.

Anônimo disse...

Obrigada pelo elogio !
Eu amoo mesmo muuuito o seu blog !
Beijuuus :*
http://docedocoracao.blogspot.com/

Divã das Baforetes disse...

ele é fantastique mesmo! adooooro! e adorei tb a sua visitinha no meu blog amada! quero q volte sempre e eu tb sempre estarei por aki flor! já to te seguindo! bjbj da Telma

Tarsila Vogue disse...

Oiii
serei sincera
nunca ouvi falar nele
mas prometo que vou buscar mais informações me interessei
=)
ótima dica flor
tem post novo la
tata v.

Unknown disse...

Olá querida, eu já estou te seguindo viu *-*
Adorei o blog.
Obrigada pela visita ♥

Is3a - Garota Desigual disse...

Nao havia conhecido sua historia, mas achei otimas as suas citac,oes!
Adorei o post, otimo como sempre
Bjs!
http://garotadesigual.blogspot.com

Ninna disse...

Não li o livro "O Retrato de Dorian Gray", mas assisti ao filme e recomendo! É uma história bem forte!

Juliana Magalhães disse...

Amo Oscar Wilde. O conto da cotovia e a rosa é emocionante, meu preferido.
Obrigada por visitar meu blog, já estou seguindo o seu!
Beijocas,

http://mentevaziaeoficinade.blogspot.com/