quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tudo sobre: blogs

Oi, tenho um blog e agora? Confira as dicas
-
   
Assunto do Blog
-
O projeto inicial de um blog surge da sua ideia, você deve escolher sobre o que irá escrever nele. Celebridades, artistas, desenhos, filmes ou até mesmo um blog pessoal. A grande diferença é que quando você escolhe por um blog pessoal você tem a liberdade de falar sobre tudo, afinal ele é pessoal, é seu e você pode falar tanto da sua ida a praia como postar o texto que fez para seu namorado. E um blog com tema definido não deve fugir do assunto, não ficaria legal falar da mais nova modelo que posou para uma revista em um blog sobre desenhos animados.

Onde criar

Hoje a internet lhe oferece sites para você criar seu blog rapidamente e gratuitamente, entre tantos o Blogspot e o Wordpress são bem conhecidos e recomendados.

Layout

Tanto o Blogspot quanto o Wordpress possuem temas prontos, mas no Wordpress não é possível mudar, mas dá pra mecher com um banner e coisas do tipo. É bom saber mecher bem com html ou utilizar a ajuda de alguns sites.
-
Preparando os textos

Se você for pensar nos milhares de blogs que existem por ai e os milhares de assuntos que rodam pelo mundo, seu objetivo deve ser trazer algo que interesse a leitura do leitor, algo que prenda ele ao seu blog. Algumas boas dicas são escrever direitinho sem sair falando miguxadamente e também investir em fotos, pois como diz o ditado, uma imagem pode valer como mil palavras. Textos muito grandes também fazem com que o leitor tenha uma leve preguiça e apenas passe o olho, por isso procure investir em assuntos interessantes e resumir ao máximo.

Dicas Básicas

Como seguir um blog: em alguns sites você pode seguir o blog de alguém, por várias contas. Pra seguir é simples, basta apertar o link ''seguir'' e seguir o que se pede.

Como deixar de seguir um blog: após acessar sua página através do endereço do blog, é preciso fazer login com seu e-mail e senha (conta do google). Vai aparecer uma página Painel, onde vc vai clicar na opção blogs que eu estou seguindo. Clique nela e depois na opção destacada em azul Administrar. Clique em Configurações, parar de seguir este site quando o nome dele aparecer no alto da página, parar de seguir e depois salvar.

Como personalizar o blog: nos sites de hospedagem de blogs sempre há alguns Layouts prontos, onde se pode fazer algumas poucas alterações, mas quem quer fazer alguma coisa mais do seu tipo, pode optar pela escolha de um Template. Nesse link vocês teram maiores informações sobre o assunto.

Como divulgar: Há várias oportunidades para você divulgar seu blog, tanto no twitter, em comunidades, no seu perfil do orkut mas algo discreto. Mas também não adianta só divulgar, você deve atualizar o blog sempre que possível, assim os leitores sempre voltaram para ler suas novas postagens. Também é interessante um blog entre duas ou três pessoas, assim não fica muito cansativo e trabalhoso apenas para você e sem esquecer que fica chato andar no msn ou em outro lugar pedindo e pedindo de novo para visitarem o blog e deixarem comentários.

Sites recomendados

Templates - btemplates.com
Complementos, Acessórios e dicas - tudodeblog.com
Mais dicas - codigosblog.com.br

Eu particularmente adoro o fato de ter um blog, pois fiz daqui um lugar pra desebafar, me diverdir, gastar tempo, aprender e expressar minha opinião, pois um blog serve para isto também e eu admiro muitos os blogueiros, e espero que o isso incentive à todos a conhecer essa experiência. Espero que tenham gostado das dicas, e que de alguma forma elas tenham ajudado vocês, tentei resumir o máximo que pude, pra não ficar muito cansativo e complicado. É isso, beijos.

3 comentários:

Raphael Andrade disse...

Boa as dicas.
Fiz do meu, um Blog pessoal, assim como você disse podemos falar de Tudo.
Abraços.
http://jovemandrade.blogspot.com/

Anônimo disse...

adorei o post! ótimas dicas!
meu blog também é pessoal, mas o foco é mais nos lugares que vou, quase um guia turístico.

Priscilla Valdragon
http://chibiquimera.blogspot.com/

Ariadne Godoy disse...

Adoorei as dicas !