segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cuidado com o sol!

O verão já chegou à um tempo, e com ele costumamos sair mais, ir à praias, à piscinas, fazer compras, entre outras coisas normais é rotineiras dessa época. Mas o que muitos não dão importancia é para a radiação solar, que inclusive tem ficado cada vez mais forte nesses últimos anos. Por isso hoje, eu resolvi trazer pra cá dicas e falar mais um pouco sobre os cuidados que devemos dar à nossa pele, lembrando que os cuidados não devem ser tomados só no verão, mas sim em todas as estações do ano.

O que o sol pode causar


A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, juntos estes raios penetram na epiderme e derme causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares.

Além de ter os cuidados necessários para evitar as doenças típicas do verão às pessoas precisam criar a consciência de que a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção causa o câncer de pele. Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o que registra maior incidência no Brasil e está diretamente relacionado à exposição ao sol.

O que se deve fazer

• Passe o bloqueador solar 30 min. antes de se expor ao sol e o use sempre;
• Não se exponha ao sol das 10 às 16hrs;
• Use diariamente protetor solar, no mínimo FPS 15. Para quem tem a pele clara prefira o FPS 30;
• Lembre-se: o rosto merece um FPS maior que o escolhido para o corpo;
• Não esqueça das orelhas, lábios, pés e mãos;
• Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após os mergulhos, já que a transpiração e a água diminuem a eficiência do filtro solar.
• Use óculos de sol e bonés que ajudam a proteger o rosto, lábios e os olhos;
• Não exponha crianças menores de 06 meses ao sol,
• Se for usar bronzeador, procure usar com filtro solar mais alto (apesar de muitos dermatologistas não recomenderem o uso de bronzeador).

Tem diferença entre protetor e bloqueador solar?


Bloqueadores: O bloqueador solar é o único que reflete a luz do sol e a impede de penetrar na pele. Composto por óxido de zinco, é popularmente conhecido como pasta d’água. Seu maior inconveniente é o estético pois, como não é absorvido pela derme, deixa um visual branco sobre o local aplicado.

Protetores: A tarefa principal do protetor solar é impedir a ação do UVA e do UVB. Ele absorve os raios solares e impede a penetração mais intensa na pele. Acima do FPS 15, os protetores também são chamados de bloqueadores.
 
Verdades e Mitos


O autobronzeador não faz mal à pele: Verdade. O autobronzeador com protetor solar é mais indicado, já o óleo bronzeador aumenta a suscetibilidade da pele, por isso pode ser prejudicial.

Usar filtro solar significa que pode-se ficar muito mais tempo exposto ao sol: Mito. Conforme o horário, o sol é mais intenso, por isso deve-se passar o filtro solar regularmente e ficar atento aos horários de maior risco (entre 10 e 16h).

Pessoas com pele seca e oleosa podem usar o mesmo tipo de protetor: Mito. Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de óleo (oil free), nas versões em gel ou spray.

O protetor solar deve ser aplicado todos os dias: Verdade. O protetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia. Porém, ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo.

 Agora é só aproveitar!

Bem, é sempre bom saber o que é melhor pra gente né, principalmente quando a questão não é só de estética, mas também da nossa saúde. Espero que tenham tirado as dúvidas de vocês. E lembrem-se protetor sempre ok? Um beijo.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Um pouco mais sobre: Shakespeare

Como já havia dito aqui no blog também terá um espaço para falar sobre a literatura. E pra começar essa nova categoria com o pé direito, escolhi falar hoje sobre William Shakespeare, quem nunca ao menos ouvir falar de Romeu e Julieta ou Hamlet? Pois bem, obviamente esses não foram os unicos trabalho do poeta e dramaturgo certo? Que tal saber um pouco mais?

Um pouco mais sobre o poeta

 
William Shakespeare (de 1564 à 1616)  tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. 

De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Nesta sua última fase, escreveu tragicomédias, também conhecidas como romances, e colaborou com outros dramaturgos.
Principais Obras


Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade..

Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Textos, frases, poemas, etc.
 
Seria praticamente impossivel colocar todas as criações de Shakespeare nesta postagem, por isso escolhi uma que eu particularmente acho linda para mostrar pra vocês, como muitos já devem conhecer o texto em si, o trouxe em forma de slide que achei no meu querido amigo Youtube.



Pra quem se interessar e quiser ver algumas frases do poeta, clique aqui.

Fim.

Espero que tenham gostado dessa postagem. Um beijo e um ótimo dia pra vocês.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Banda do dia: Nirvana

Como nessa semana a frase da semana é composta pelo Kurt Cobain, nada melhor do que sabermos um pouco mais sobre o não só compositor de frases e músicas marcantes como cantor da banda Nirvana, conhecida mundialmente pelos seus sons pesados.

 Kurt Cobain


 Nasceu em Aberdeen, no dia 20 de fevereiro de 1967, e encontrado morto em sua casa em Seattle, no dia 5 de abril de 1994. Foi um cantor, compositor e músico estadunidense, mais conhecido como o vocalista e guitarrista da banda de rock Nirvana.

Nirvana
Foi uma banda de grunge fundada no ano de 1987 em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos da América. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder e vocalista, Kurt Cobain. Foram considerados como a maior banda grunge da história e uma das maiores da história do rock.
 
A canção mais famosa, Smells Like Teen Spirit está entre as 20 melhores músicas da história, além de ser considerada a segunda melhor música dos últimos 20 anos. O álbum Nevermind (1991) vendeu até 2009 cerca de 26 milhões de cópias e teve a melhor capa de disco da história da música, conforme pesquisa promovida pela revista eletrônica "Gigwise". O Nirvana vendeu aproximadamente 75 milhões de álbuns no mundo todo até hoje.

Discografia (principais álbuns)


Bleach (1989)
Nevermind (1991)
Incesticide (1992)
In Utero (1993)
 Não conhece? Quer ouvir?


Clique aqui e conheça algumas músicas da banda.
The end
 
Eu particularmente adoro a banda, é claro que depende muito do gosto musical de cada um. Mas fica aí a dica pra quem não conhece, e pra quem já conhece fica aí algumas coisas a mais sobre a banda. O que acharam? Alguém aí curte um som pesado?

Novo layout e muitas novidades!

Enfim a ativa novamente! Vocês não imaginam a falta que senti quando me afastei do blog, mas enfim estou de volta e dessa vez podem ter certeza que não vou mais me ausentar por tanto tempo.


Já deu pra notar que o layout do blog mudou certo? Pois então, fiz várias mudanças no visual, mas não pretendo fazer tantas nas postagens, então não se preocupem com isso. Procurarei postar mais textos, falarei  mais sobre literatura, fotografia, etc.

Outra novidade é a Frase da semana, toda semana postarei uma frase diferente, onde muitas vezes você poderá se identificar.

É isso, espero que tenham gostado dessas mudanças, e que acompanhem as postagens que estão por vir. Um beijo.