segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quero ser um intercambista

Muitas pessoas desejam passar um tempo longe, conhecer culturas diferentes, ampliar seus conhecimentos, e não há quem não goste de viajar, ainda mais quando é destino é ao exterior. E que tal unir o útil ao agradável? Conhecer novas pessoas, estudar, ver o mundo de outra fora. Todo adolescente sonha com ele, e é realmente uma ótima opção pra quem deseja se aventurar pelo mundo à fora!

O QUE É?


Intercâmbio Cultural: é a realização de uma viagem ao exterior por um viajante estudante com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. O estudante, então conhecido por Intercambista, geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela. Existem vários tipos de Intercâmbio Cultural, específicos para cada tipo de Intercambista.

Intercâmbio: significa também, por exemplo, a troca de conhecimentos entre viajantes e estudantes de diferentes países.


O QUE SE GANHA COM ISSO?


Ponto extra na hora de procurar um emprego: Hoje em dia, as viagens para o exterior são o tipo de coisa que a galera coloca no currículo quando vai começar a procurar emprego. Isso porque o simples fato de ter contato com outras culturas já vale pontos a favor do candidato.

Falar uma língua estrangeira: Praticar uma língua estrangeira que você já tenha conhecimento. A pessoa não faz intercâmbio para aprender uma língua e sim para desenvolver a conversação em outro país.

Outras: Se aprende a conviver com pessoas diferentes, ser mais maduro em certos atos, conhecer novos lugares, aprender mais sobre a vida em um determinado país, aprender costumes e tradições diferentes, entre outras coisas.

QUERO FAZER E AGORA?

 
Procure uma agência: Pra quem deseja fazer intercâmbio, o primeiro passo é procurar uma agência de confiança e que seja principalmente bem conhecida, isso para sua segurança. Você pode procurar na internet, leia sobre os termos, e procure se informar antes de tomar a decisão.

Valor: Comece a pensar no assunto com bastante antecedência, assim você já vai se acostumando com a ideia, e pode ir parcelando a viagem. O preço varia dependendo da duração do curso, do país que você for escolher, e do pacote da agência.

Idioma: É essencial que você fale a língua do país, ou o inglês, mesmo em que na maioria das vezes você tenha um instrutor.

Destino: Os principais destinos de intercâmbio são: Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. Os pacotes mais baratos, que compreendem passagem aérea (ida e volta), curso de duração de um mês, transporte, refeição e lazer, são Espanha e Canadá, numa faixa que varia entre U$ 2,1 mil e U$ 2,8 mil. Os mais caros levam para a Austrália e Estados Unidos, numa média de U$ 4,5 mil.

Empresa: Existem empresas que oferecem a oportunidade de você estudar e trabalhar em vários países do mundo. Saiba aqui a lista de algumas dessas que fazem Intercâmbio, e depois pesquise e saiba a que se encaixa melhor para você. Empresas: Azicks Intercâmbio Cultural, Intercâmbio Vision, CI, STB, Cia do Intercâmbio, Go To World, Desbrav, Rotary, EF, World Study.

TRÊS DICAS FUNDAMENTAIS


1- Nunca saia do país sem ter um seguro saúde para a viagem inteira. No exterior, os hospitais públicos não costumam atender estrangeiros e o atendimento particular é muito caro. Para uma estadia de até três meses, o seguro de vida do Banco do Brasil é a opção mais barata, em média R$ 45,00 mensais.

2- Para economizar faça a carteira de estudante mundial e tenha descontos em cinemas, alimentação, museus, parques e teatros.

3- Em sites como Orkut e Gazzag, é possível encontrar comunidades sobre Intercâmbio. Lá você pode encontrar várias dicas, e informações. Use e abuse delas! Só não procure apenas uma fonte, quanto mais conhecimento você tiver, melhor.

TUDO PRONTO?

Bem, depois de toda essa aula não dá pra ter dúvidas. Enfim, eu sou das adolescentes que citei no inicio da postagem, sempre quis fazer intercâmbio, imagino que deva ser uma experiência incrível, quem sabe um dia eu ainda não faça, não dá pra perder as esperanças! Mas e você tem vontade de fazer? Alguém aqui já fez? Espero que eu tenha ajudado vocês a tirar suas dúvidas. Um beijo.

30 comentários:

Unknown disse...

acho maraaaa
se eu não tivesse casado aos 16
faria isso bjusssssssss

Compra disse...

Mto legal, quem não gostaria de viajar e conhecer novos costumes.
Ótima dica, adorei.
Bjinhos
Leticia

http://comprasdemulheres.blogspot.com/

Coisicando disse...

Eu acho muito legal fazer intercâmbio, mesmo ainda não tendo feito. Nova cultura, costumes, pessoas, experiências.
Deve ser ótimo!
Queria ir pra Toronto...
Bjos, Jana

coisicando.blogspot.com

Bete Ovando disse...

Nossa deve ser muito legal esse negócio de intercambio.
Viajar conhecer lugares pessoas e culturas diferentes, aprender muita coisa.
http://cantinhodabt.blogspot.com/

Mafalda Gouveia disse...

Fazer um intercâmbio é algo que desejo muito fazer na Universidade! :) Acho óptimo e todos os adolescentes deveriam fazer!
Um beijinho! (:

Thaís Araújo disse...

Achei seu post super explicativo, adorei!
Tenho muita vontade de fazer também.. além de voce aprender demais, voce conhece lugares lindos!

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

.lívia. disse...

conheço mt gente q já fez intercâmbio e amou! eu mesma tbm adoraria fazer se ñ estivesse praticamente me casando por agora, deve ser uma exériência única e incrível!

www.tofucolorido.blogspot.com

Esmaltes da Cah disse...

adorei o post!
Beijinhos
Cah

http://esmaltesdacah.blogspot.com

Nina disse...

Meu sonho também é fazer intercâmbio!

Acho que de todo mundo não é?

Rart og Grotesk disse...

amo línguas estrangeiras!! e culturas diferentes!!! Ainda não tive oportunidade de intercâmbio, mas deve ser muito legal!!
bjos

http://artegrotesca.blogspot.com, tem post novo!

Natalia Cayres disse...

Tbm sonho com intercambio, vou fazer um curso de ingles e pretendo viajar para fora !
É um sonho
uma verdadeira aventura!

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Faço tuas, as minhas palavras. Também nunca fiz esse intercâmbio nem que seja de outra maneira! Quem sabe um dia...
Gostei dessa aula!

Rui Pires - OLHAR D'OURO - http://lamegoimage.blogspot.com/

Tonný disse...

Muito legal amr, eu vou ser jornalista, beijuu amr popnewsmusic.blogspot.com (clipe BTW

Karine Monteiro disse...

Eu adoraria fazer intercambio. Minha professora do curso de inglês fez e disse que a unica maneira dela realmente aprender inglês foi em um intercambio. Ela me indicou uma uma angencia que tem pra você ficar 1 mês lá fazendo curso de ingles pra poder aprender. É a Yazigi. O melhor é que é nas ferias e você aprende inglês se divertindo em orlando. Eu sei que pra ficar 6 meses tem bolsa nessa agencia já pra ficar 1 mes não sei.

www.gatocomrabodefora.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu fiz um mochilão maravilhoso pela Europa e pelo Egito... durante 45 dias passei viajando de trem, navio, busão e avião...

Fui parar em albergues, na casa de pessoas que me hospedaram por pura troca cultural (existem grupos na net e se tomar cuidado, são super seguros)

Tive a maior e melhor experiência da minha vida e fiz o planejamento e compra sozinha... sem interferência de agências de turismo...

Qualquer dúvida, me manda uma mensagem

Beijos,
Claudia
http://mellismelacessorios.blogspot.com

Patrícia Quel disse...

Oi Karine!!
Adorei o post, com muitas explicações uteis!
Bjs!

Anônimo disse...

Fiz intercâmbio trabalhista, se é que isso existe hahaha. Fui trabalhar no exterior e posso afirmar que é SIM uma imensa experiência :)

Obrigada por seguir o Bonjour Circus, fico contente de ter gostado!

Bubble Dream disse...

acho suuuper legal!Post novinho no bubbledreamimi.blogspot.com
xx*-*xx

Nati Rabelo disse...

ai, é um sonho!

pena q um sonho tao distante =\

Jes disse...

Muito massa, um dia ainda vou visitar vários países

Bjss

Unknown disse...

aah eu penso em um dia fazer intercâmbio. Acho que ia ser uma esperiência inédita, e esse post só me deu mais vontade rs *--*

www.talitafgirl.blogspot.com

Lolis disse...

Adorei o teu blog e vou seguir sem dúvida alguma!
Gosto muito da forma que vc escreve tudo aqui e o melhor é que não achei nada que fosse interessante!
Adorei o que escreveste sobre a Colbie Caillat!
Parabéns, o teu blog é fantástico!
Já tens uma nova fã!
Bjuus!
:*
http://lolisprincess.blogspot.com/

Yohana Sanfer disse...

Olá! Obrigada por sua visita e pelos elogios em meu blog, seja sempre bem vinda! :)
Seu post traz dicas muito interessantes, estive pensando nisso hoje mesmo, trabalho e estudo num curso de idiomas e atendi hoje uma pessao que me falou das vantagens de intercâmbios...rs*
Voltarei aqui, seu bolg eh um encanto!

Luiza S. disse...

Eu fui intercambista o ano passado no Canadá, fiz um curso de cinco meses e amei mais que tudo, além do fato que meu inglês agora é fluente. Adorei o blog querida, to seguindo.

http://itsfaceless.blogspot.com/

RaiannyMesquita disse...

Meu sonho é fazer um intercâmbio sabiiia?!

www.so-beleza.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Ka!!! Tudo bem com vc???
Espero que sim... rsrsrsrsrs
Passando para avisar que meu blog mudou de nome e de endereço, então depois dá uma passadinha por lá e salva o novo!!!!

E só pra vc saber... eu ameiiiiiii o post!!!! Mega interessante... Eu ia fazer intercâmbio a 1 ano atrás, eu iria para os EUA e fazer Au Pair por 2 anos, e iria pela Cultural Care da EF... Muito boa agência, super recomendo!!!!
Mas infelizmente não fui, porque acabei me "casando" rsrsrsrsrs... (na vdd, só moramos juntos!!!)
Mas é um sonho a ser realizado ainda fazer intercâmbio.

Bjãoo minha flor!!

http://thaisfernandesoblog.blogspot.com/

Blog da Reh disse...

Se eu não fosse casada com certeza moraria em outro país! :(
Beeeijooos

http://re-becah.blogspot.com/

Larissa Monteiro disse...

Se Deus quiser eu vou fazer intercâmbio, engraçado é que eu gosto muito do Canadá, não sei porque, não é por causa do Justin, eu já gostava do país antes de saber que ele era de lá e nem sou tão fá assim, whatever, tem gente que acha que eu não vou pro EUA por cauda do preço, grande coisa, sou muito mais o Canadá, ah, uma dica pra vocês, visitem o blog da Nanda: http://sendointercambista.blogspot.com/
Ela está fazendo intercâmbio.

XOXO,
Larissa.

Andreia disse...

Olá, meu é Andreia e gostei muito das dicas no blog. Pretendo fazer intercâmbio daqui um ano e meio, e já estou começando a agilizar as coisas e buscando informações.
Gostaria de saber(se vc puder dar essa dica)quais são as melhores(confiáveis) agências de intercâmbios? E como proceder na questão de documentação e visto para estudante? Obrigada
Bjs

Karine Lima disse...

Andreia: Olha pelo que pesquisei as empresas que citei no post são bem conceituadas, e em relaçao a documentação o bom é falar diretamente com a agencia, ou pegar dicas com quem ja fez!