segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dormir e sonhar

Dormir é tão importante para conservar a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Pesquisas mostraram que pessoas que viveram muito tempo tiveram ao longo da vida um sono regular. E quem aqui não quer ter uma vida longa e saúdavel?


Se você é daquele tipo "agitadinha" que acredita que dormir é pura perda de tempo, está na hora de acordar, porque afinal, como ja havia dito o sono é fundamental para a vida, pois é mais do que um tempo para você se "desligar" do mundo e descansar o corpo e a mente.

Veja só alguns dos benefícios do sono:

Durante o sono, o cérebro se desenvolve. Por isso o bebê dorme bastante, para o cérebro se desenvolver.

Enquanto dorme você esta economizando e recarregando as "baterias". Senão, seria semelhante a uma lâmpada que fica acesa direto: gasta energia sem parar até que, em um momento, apaga sozinha. Com o seu corpo é mais ou menos assim.

Dormir ajuda a fixar na memória tudo o que se aprende durante o dia. Daí, não adianta estudar durante a madrugada inteira e ir pra prova sem pregar os olhos. Dessa maneira, seu cérebro não vai conseguir processar todos os dados e guarda-los nos arquivos da memória.

Dormir, dormir e sonhar

Quando começamos a dormir, o sono é mais leve, os músculos do corpo não ficam tão "pesados" e qualquer barulhinho é capaz de nos despertar. É a fase chama de sono NREM. Dizem que esse tipo de sono é para descansar o organismo.


Uma hora e meia depois, você passa para outra fase. O sono, nessa etapa, é profundo, e tem gente que não acorda nem com uma banda militar tocando no quarto. Porém os cientistas notaram que, mesmo a pessoa dormindo como uma pedra, seus olhos se movimentam debaixo das pálpebras fechadas. Essa é a fase conhecida como sono REM. É nesse período que você sonha. Apesar de seu cérebro estar trabalhando na produção de imagens do sonho, a fase REM existe para você descansar a mente. E assim você passa a noite toda, alternando os dois tipos de sono até acordar descansado e feliz para enfrentar a escola ou o trabalho.

Como uma pedra


Enquanto você dorme, seu organismo continua trabalhando. Seus sentidos também não se desligam totalmente. Tanto que você é capaz de sentir um perfume ou escutar o despertador, mesmo dormindo. Isso prova que seu cérebro fica plugado 24 horas por dia, embora, como o resto de seu corpo, ele trabalhe bem mais devagar enquanto você dorme.

Sonhos: finalidade e significados

Até quem jura que nunca sonhou na vida o faz sempre que dorme. O que acontece é que algumas pessoas não se lembram dos sonhos ao acordar. Existe um monte de teorias para explicar por que e com qual finalidade sonhamos. Porem a teoria mais aceita, é aquela que afirma que os sonhos são as imagens de nossas própriasvontades reprimidas, em geral ligadas à sexualidade ou à agressividade, que são liberadas enquanto dormimos.


Existem sonhos, comuns à maioria dos habitantes do planeta, que já foram estudados e analisados pelos psicólogos. Depois de muito estudo, os profissionais concluíram que de um modo geral, trazem uma "mensagem" até mesmo pra conhecermos melhor o que se passa na nossa mente. Quer saber o significado do que você sonhou ontem a noite? Clique aqui.

Quero o sono dos sonhos

Dormir. Para muitos é ótimo, mas para outros é um problema. Uma noite mal dormida, pouco tempo de sono, ou chegar da balada e ir direto para o trabalho, já fazem muita diferença, tanto no aspecto fisico, quanto até mesmo mental.


Muitas pessoas sofrem com os disturbios dos sono, os mais comuns são: apnéia, insônia, sonolência durante o dia. A minha dica é procurar um médico, e fazer um tratamento para o determinado caso. Mas algumas dicas básicas também podem ser úteis, como procurar não se estressar, não comer muito antes de dormir, ter uma hora certa pra dormir, etc.

Se quiser mais dicas e quiser tirar suas duvidas detalhadamente clique aqui.

Bons sonhos, e principalmente bom sono!

Depois dessa explicação e das dicas acho que vai ser díficil alguém ter insonia ou problamas de sono por muitas noites. Espero que as dicas tenham sido úteis. Mas e então, vocês dormem bem? Tem algum problema na hora do sono? Costumam sonhar? Contem mais. Um beijo.

14 comentários:

Murian Cesca disse...

ooi..! to seguindo o seu tbm..!
mto obrigado =)

ateh!

Carolina disse...

Tem coisa mais gostosa do que um soninho????
Beijo
Carol

@carolgrtn
http://coisinhascarolina.blogspot.com

Rebeca disse...

Oi!Adorei o blog!Ja to seguindo!Se puder da uma passadinha no meu!
bjos
visitem: momentounhas.blogspot.com

Paola Fabeni disse...

ah, eu sou tão dorminhoquinha! a vida é corrida demais, mas sempre que posso durmo umas horinhas a mais. sono faz bem pra tudo, pro corpo, pra alma, pra pele! alguém já reparou que depois do sono a pele acorda muuuito mais bonita?! fato! sono é indispensável, fundamental!

Beeijos,

Paola do http://prateleirademulher.blogspot.com/

Márcinha Mendonça disse...

Passando pra deixar um beijinhu de boa noiteeeeeeeee

Brenda Santos disse...

Oi flor,Nossa que mega post eu adorei cada palavra ai!Aprendi muito.Eu não durmo muito pois ah não tenho muito tempo,e nem sempre lembro o que sonhei até que não estou mais acordando de madrugada,aff!Acordava umas duas da manhã,o mais engraçado é que acordo alguns minutos antes do horário previsto para o despertador despertar...

Beijos
http://tudodmenina.blogspot.com

Jéssica disse...

Gostei do post, interessante.
Bom soninho pra você ! hsuahsas '

Visite:
http://xxx-memories-xxx.blogspot.com/
Beijoos ♥

Larii . disse...

Oiie tbm adoreei seu blog tivemos que excluir o Fashioon Feelings,mas ascessa meu blog novo www.doyoulikestyle.blogspot.com já estou seguindoo !! Bgs *--*

Hellenzinha disse...

oi tem selinho pra vc no http://cantoseencantosdahellen.blogspot.com/p/awards-e-selinhos.htmeu blog

Bárbara Barão disse...

Adoreiiiiiii o texto! Mtoooo interessante, pois adoroooo dormir... eehehehheheh

bjinxxxxxxxxxxx

www.todaenfeitada.blogspot.com

Dyely Oliveira disse...

oi flor, adorei seu blog tambem
seguindo, ta
bjo

Bubble Dream disse...

ainn dormir!soh de falar dah sono!hahaha
xoxo *-*'
bubbledreamimi.blogspot.com

αмαη∂α ƒyαмα disse...

Otimas as dicas concordo com a Bubble dream "só de falar dar sono"haha
Beijos
www.afyama.blogspot.com

Aline disse...

oii mto legal o post olha depois veja o site sonhos.clickgratis.com.br com mtos significados legais ok
bjjjjj