terça-feira, 17 de agosto de 2010

Medos e fobias: você tem?

Todas as pessoas têm medo ou fobia de alguma coisa, a fobia na verdade é causada por algum medo de lugar, objeto, bicho, situação entre outras coisas. Hoje em dia, existem variados tipos de medos e fobias. Nesse post vou falar um pouco mais sobre isso.

 Tipos de Fobias

Existem muitos tipos de fobias, alguns inclusive muito bizarros. Abaixo eu separei uma lista com algumas fobias mais conhecidas e mais sofridas pelas pessoas em geral:

Rupofobia: medo de ser contaminado de alguma doença 
Claustrofobia: medo de lugares muito fechados.
Atelofobia: medo de andar de carro ou algo que ande.
Atelofobia: pavor da imperfeição.
Aviofobia: medo de altura, só que nesse caso de avião.
Ciberfobia: medo de computadores.
Climacofobia: pavor de escadas
Glossofobia: dificuldade de falar em público.
Altofobia ou Hipsiofobia: medo de altura 
Tafofobia: Medo doentio de ser sepultado vivo.
Medo: nosso grande aliado

Crescemos ouvindo que é feio sentir medo. Por isso, tantas pessoas têm dificuldade em falar ou expressar seus medos. Elas se consideram fracas, evitando ao máximo que os outros descubram o que elas sentem. E, ao contrário, o medo é uma emoção natural do ser humano. Não dá para imaginar nossa vida sem que em algum momento nós não tenhamos nos deparado com ele. O medo nos protege. Ele funciona como uma espécie de aviso para nos precavermos de perigos reais. A própria sobrevivência da espécie ocorreu por ter, como aliado, o medo.

Qual a diferença?

O medo trata-se de uma emoção natural do ser humano. Podemos dizer que ele atua como um “aliado”, protegendo-nos, como um sinalizador contra os perigos reais que nos rodam.
Já a fobia é um medo excessivo, acentuado, na presença ou previsão de encontro com o objeto, lugar ou situação que causa ansiedade em um grau elevado do normal.
Fobia ou Medo de Barata ?

As pessoas costumam dizer que têm fobia de barata mas, na realidade, muitas vezes sentem apenas medo (ou asco) do animalzinho. Para ser Fobia, esse sentimento deve ser, primeiro, muito desproporcional e absurdo, segundo, a pessoa tem que apresentar os chamados sintomas autossômicos (falta de ar, sudorese, palpitação, mãos frias, etc.) diante da barata.
Fobia ou Medo de Dirigir?
Para muitas pessoas, a simples ideia de guiar um carro pode causar verdadeiro pânico. Algumas pessoas desenvolvem Fobia do volante, mesmo depois de algum tempo de direção normal. Quando esse medo é intransponível e, caso a pessoa insista em dirigir apesar do medo, é seguido de sintomas autossômicos (falta de ar, sudorese, palpitação, mãos frias, etc.), estamos falando de Fobia, propriamente dita. Quando a pessoa não passa mal mas, apesar disso, evita a todo custo dirigir, então é apenas medo de dirigir.
 Fim
É isso galera. Bom eu achei interessante trazer esse assunto pra cá, pois afinal todos nós sentimos ao menos o medo, independente do que for. Espero que tenham gostado. Mas e vocês, tem fobia ou medo de algo? De que? Debatem, opinem, sintam-se a vontade. Um beijo.

14 comentários:

Marina Moscardini Souza Lellis disse...

Vou ser bem sincera, eu descobri que tenho muitas fobias lendo o post. Tudo que eu tenho medo é exagerado e causa reações. Entre eles estão andar de avião, dirigir e brinquedos altos e de muita adrenalina. Agora tenho inúmeros medos também. Como faz?

Beijos
http://estiloemcapitulos.blogspot.com

k. florzinha . disse...

Ameiii o seu bloog
to muito afim de uma parceria
Que tal?
Qualquer coisa passa lá blog da floor

"O que obviamente não presta, sempre me interessou muito."

Nova Alexandria disse...

Ola karina!! =]
adoreii o post
mto bom!
no meu caso é
Glossofobia: dificuldade de falar em público.
morrooo de medo rs
bjoss
ate mais
leticia

http://novalexandrianet.blogspot.com

HONORATO, Sandro. disse...

Oi e ai td bem?
Lendo o texto eu descobri que não tenho fobia em si ...mas tenho medo de perder as pessoas que amo e medo de não ser feliz :S

Otimo pot:D
Continue assim
Visita meu blog por favor?

www.rimasdopreto.blogspot.com

Bjos

Tonný disse...

QUe bizaaroo!
http://popnewsmusic.blogspot.com/

Yuki disse...

Eu meio que tenho aracnofobia. teve uma vez que quese desmaiei!!
Beijos!!

http://blogfashion4fun.blogspot.com/

Gideany Maiara disse...

Amooor. to com blog novo. Esse só meu (: Se gostar me segue ? Está em faze de construçãao ainda. mas dá uma olhadinha (: pf. http://baiiuka.blogspot.com beeijossz'

Unknown disse...

ADOOREI seu blog ! parabéns
tbm estou te seguindo
falando em fobia
eu tenho uma
Tafofobia : imagina vc presa de baixo de 7 palmos de terra num local fechado sem oxigenioo
meldeus !! parei

Vocês Vão Ter Que Engolir disse...

acho que tenho tafofobia!

Thais disse...

Adorei o post, medos eu tenho vários, mais fobia, acho que nenhuma, bom, ainda não descobri, heuheuheuheue. Beijos, parabéns!

k. florzinha . disse...

Obrigado floor..
peguei seu banner tbm..
bjus.. Parceira!

"O que obviamente não presta, sempre me interessou muito."

blog da floor

Larissa Mattos disse...

Flôor =O estou muito triste, meu orkut foi hakiado e junto com ele meu blog! eu fiz de tudo pra recuperar, mas não deu =( então eu fiz eu novo blog! Ele é o mesmo, continua sendo Garota Altruísta, só que o endereço mudou é claro : http://girlaltruista.blogspot.com/ Se você pudesse divulgar no seu blog esse pequeno ocorrido, e colocasse o banner com o link certo eu agradeceria (: obrigada, beijos =*
Larissa Mattos.

Gideany Maiara disse...

ooooooobg *-------* qe bom qe gostou *-*

beiijoss♥
http://baiiuka.blogspot.com

Encanto Cinderela disse...

eu tenho fobia de namoro O: kkk' #cindytwo