sábado, 9 de abril de 2011

Na hora da raiva

Tensão, estresse, raiva, ira, angústia. Qualquer um de nós já experimentou momentos em que a vontade é mesmo jogar todo o controle para o alto, e partir pro ataque, principalmente quando alguém fala algo que não gostamos, ou não queremos ouvir.


Relaxe: A raiva é um sinal emocional normal em nós, seres-humanos, é uma psique humana a ficar irritado quando as coisas ficam pior e algo der errado. O volume de raiva difere de uma pessoa para outra. Se você é daquelas pessoas que ficam com raiva apenas em questões pequenas, fique tranquilo, é normal.

Cuidado: As pessoas expressam sua indignação de forma diferente. A raiva extrema traz o pior em você e pode representar um problema sério e, às vezes arruína sua vida. Quando ele toca sua pior forma, torna-se difícil de controlar seus sentimentos e tenta expressar sua raiva de maneiras diferentes. Algumas pessoas expressam sua raiva, jogando ou destruição de objetos no chão e alguns começam a discutir e brigar até que se acalme.

Quando estiver com raiva conte até dez, se estiver com muita raiva conte até cem:

Estamos acostumados a falar e ouvir esse tipo de frase, e elas realmente podem funcionar, o "respira fundo" é essencial, pode até parecer brincadeira, mas vai por mim, funcionam. Quer mais dicas?

1- Desviar a mente e tentar deixar o local.
2- Leve em respirações profundas.
3- Converse com alguém que te faz feliz.
4- Ouça a música que você gosta.
5- Pense em um momento bom/engraçado que tenha acontecido com você.


Dois momentos e um sentimento:

Na hora da raiva: sempre achamos que quem tem mais razão somos nós, queremos esganar, matar, gritar, esfolar. Falamos o que queremos, e na hora que queremos não respeitamos as outras pessoas, somos juízes da verdade e os outros, somente eles, são os réus. Nosso corpo ferve, nosso sangue esquenta, ficamos furiosos, perturbados. E qual de nós tem a audácia de dizer que nunca sentiu uma dessas coisas? O negócio é tão sério, que os presídios, hospitais, hospícios e cemitérios no Brasil inteiro estão cheios de pessoas que agiram, ou foram atingidos... Na hora da raiva.

Depois que a raiva passa: Geralmente nos arrependemos de tudo o que fizemos ou pensamos. Bate em nós um remorso bem maior do que a raiva que sentíamos do outro. É impressionante como mudamos de pensamento, de atitudes, de opinião. Geralmente pronunciamos frases como "Se arrependimento matasse, estaria morto", "Que besteira eu fiz", "não era pra eu ter falado aquilo tudo", "Se eu pensasse mais um pouco..." e muitas outras. Entendemos que não somos os donos da verdade, que temos muitas falhas como qualquer mortal. Tudo isso só vem à tona.

O que que eu faço?

Só há dois caminhos a seguir: (1) o da indiferença e (2) o da reconciliação. E o caminho mais difícil de seguir é este último. Poucos querem "dar o braço a torcer", e tentar reparar os erros cometidos. Mas é nessa hora que temos que ter a humildade de admitir nossos erros, e saber pedir desculpas. Claro que, pra muitos isso é difícil, porque algumas vezes podemos até está certo em determinado ponto. Mas o que não dá, e deixar de falar com alguém por causa de coisas estúpidas. Não dá pra perder nosso tempo alimentando um sentimento que nos fere. Pense nisso.


Quando alguém te falar alguma coisa que tu não goste, ou quando tu perceber que poderá começar um discussão, evite isso! Lembre dessas dicas e as coloque em prática! Tenho certeza que vai dar certo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas dicas de como dobrar a irá, parabéns e u tenho raiva da net quando cai --' vontade de esfolar rs mais agora já sei, irei escutar uma música e relaxar e contar até 100 rs
http://justlovethays.blogspot.com/

Unknown disse...

linda vim auqi te desejar um lindo fim de semana bjusssssssssssssss

Divã das Baforetes disse...

eu já fui bem mais nervosa, mas essas tecnicas realmente ajudam muito! hj sou bem mais calminha rsrsrs bjbj da Telma

Corina disse...

As vezes passamos por momentos de raiva ne´`?! Acho que controlando a respiraçao ja conseguimos nos acalmar e raciocinar, antes de dizer coisas que podem magoar alguem. Bjoss e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Oi flor
Nem me fale em raiva tem dias q nem eu me aguento... Qualquer coisa me irrita
Adorei as dicas
Bjokas

Blog da Reh disse...

com calma é mto mais fácil TUDO
hehe

Beeeijooos
http://re-becah.blogspot.com

Vanilla disse...

Gostei muito do post!
percebi que o contar até dez funciona mesmo, assim como o respirar fundo. Mas eu só relaxo mesmo depois que eu choro :)



http://bonecadeplatina.blogspot.com